Pré-História na América

Primeiras migrações
Acredita-se que os primeiros migrantes humanos para a América foram nômades asiáticos que atravessaram a Beríngia ou Ponte Terrestre de Bering (onde hoje se encontra o estreito de Bering) para chegar à América do Norte.

Durante grande parte do século XX, os cientistas consideravam a cultura Clóvis como a primeira da América, com sítios datados de cerca de 13500 anos atrás. Mais recentemente, encontraram-se outros sítios arqueológicos que parecem indicar a presença humana na América por volta de 40000 a.C..

Em outra onda migratória, os inuítes atingiram a região ártica da América em cerca de 1000. Na mesma época, colonos vikingues começaram a chegar à Groenlândia, em 982, e em Vinland, pouco depois, embora esta última tenha sido abandonada logo em seguida; desapareceram da Groenlândia por volta de 1500.

Origem dos primeiros americanos
Até recentemente, a interpretação mais largamente aceita baseada nos achados arqueológicos era de que os primeiros humanos nas Américas teriam vindo numa série de migrações da Sibéria para o Alasca através de uma língua de terra chamada Beríngia, que se formou com a queda do nível dos mares durante a última idade do gelo, entre 24 e 9 mil anos atrás.

No entanto, achados na América do Sul mudaram o pensamento dos arqueólogos. O fóssil de uma mulher com 11 mil anos foi encontrado pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire na década de 1970. O fóssil recebeu o nome de Luzia, apelido dado carinhosamente pelo biólogo Walter Alves Neves, do Instituto de Biociências da USP

Ao estudar a morfologia craniana de Luzia, Neves encontrou traços que lembram os atuais aborígenes da Austrália e os negros da África. Ao lado do seu colega argentino Héctor Pucciarelli, do Museo de Ciencias Naturales de la Universidad de La Plata, Neves formulou a teoria de que o povoamento das Américas teria sido feito por duas correntes migratórias de caçadores e coletores, ambas vindas da Ásia, provavelmente pelo estreito de Bering, mas cada uma delas composta por grupos biológicos distintos. A primeira teria ocorrido 14 mil anos atrás e seus membros teriam aparência semelhante à de Luzia. O segundo grupo teria sido o dos povos mongolóides. A chegada dos mongolóides na América é estimada em 11 mil anos, dos quais descendem atualmente todas as tribos indígenas das Américas.

Existem outras teorias sobre a origem dos nativos americanos:
Vários antropólogos,historiadores e arqueólogos têm sugerido que os nativos americanos são descendentes, quer de europeus, quer africanos que atravessaram o Oceano Atlântico. Alguns apontam a semelhança física entre os Olmecas e os africanos. Thor Heyerdahl demonstrou que é possível navegar da África para a América numa réplica dum barco de papiro do antigo Egito.
A maioria das religiões dos nativos americanos ensinam que os humanos foram criados na América no princípio dos tempos e sempre ali viveram.
A doutrina Mórmon diz os ameríndios são descendentes de Lehi e dos nefitas, personagens do Livro de Mórmon que teriam sido Israelitas que chegaram à Américas cerca de 590 aC.
No século XIX e princípios do século XX, houve proponentes da existência continentes perdidos, entre os quais Atlântida,e Lemúria, de onde poderiam ter vindo os primeiros habitantes humanos das Américas.
O mais provável, no entanto, é que as Américas tenham sido colonizadas por vagas de povos de diferentes origens, ao longo dos tempos, dando origem ao complexo mosaico de povos e línguas que hoje existem. E é possível, igualmente, que esses povos – tal como aconteceu em tempos históricos, bem documentados – tenham substituído ou tenham se juntado com populações originais que lá já existiam.

Os primeiros colonizadores das Américas (ameríndios) não eram muito evoluídos, pois há indícios que seus instrumentos de caça eram pedras e cachorros domesticados para este fim. Os caçadores e coletores, tiveram um rápido avanço em direção ao sul, e tinham instrumentos de caça mais evoluídos, como por exemplo projéteis pontiagudos.

Na América Central, especialmente na Guatemala, Belize, além do sul do México e norte da península de Yucatan (já na América do Norte), floresceu uma das mais notáveis civilizações indígenas: a civilização maia, cujo adiantamento no campo das ciências e das artes. bem como no âmbito da organização política, social e religiosa, é universalmente reconhecido. A história dos quíchuas, que falavam um dialeto maia, foi preservada no Popol Vuh, obra escrita por um nativo pouco depois da conquista espanhola, e a dos maias e chorotegas, que habitavam a região localizada junto à fronteira entre Honduras e Guatemala, pode ser reconstituída a partir de documentos arqueológicos gravados em pedras. Além desses, outros povos que tiveram civilizações avançadas foram os toltecas e os cackiquelos.

A América do Sul foi provavelmente o último continente do planeta a ser habitado por humanos, à exceção da Antártida. Segundo a teoria paleontológica mais consolidada, os primeiros habitantes do continente teriam chegado por terra, vindo da América do Norte e, antes disso, da Ásia por meio de uma ponte de gelo existente entre os dois continentes na última Era Glacial. Outras teorias, no entanto, especulam que a América do Sul poderia ter sido povoada por polinésios que teriam atravessado o Oceano Pacífico em jangadas de bambu.

As primeiras evidências de ocupação humana datam de 6500 a.C., por vestígios de agricultura: batata e feijão eram cultivados na bacia do Amazonas. Outros vestígios, de cerâmica, indicam que o cultivo da mandioca (até hoje alimento básico no continente) existiu desde pelo menos 2000 a.C.. Nesta época, já havia várias aldeias nos Andes e arredores. Nos rios e no litoral (principalmente no Pacífico), consolidou-se a pesca, que ajudou a ampliar a base alimentar. Lhamas e alpacas foram domesticados a partir de 3500 a.C., servindo para a produção de carne, lã e como transporte.

Por volta do ano 1000, mais de dez milhões de pessoas habitavam o continente, concentrados principalmente na Cordilheira dos Andes e no litoral norte, banhado pelo Mar do Caribe. As demais regiões eram de povoamento mais esparso e nômade, como a Amazônia, o litoral Atlântico, o Planalto Central, o Altiplano, o Chaco e, finalmente, os Pampas, a Patagônia e o Atacama no chamado Cone Sul.

O homem americano
Quando os europeus chegaram na América, se depararam com um grande número de povos já vivendo no novo continente, mas daí surgiu a dúvida: Como eles descobriram a América antes dos europeus?
Na verdade, existem três teorias sobre a chegada dos primeiros povos em solo americano.

A primeira delas é a asiática, onde diz que o índio americano, de origem asiática, teria atravessado da Ásia para a América através do Estreito de Bering, resultado do congelamento da água, ele havia primeiramente chegado ao Alasca e posteriormente em toda a América.

A segunda teoria é a malaio-polinésia, onde prega que o homem teria saído da Malásia e Polinésia e chegado a América do Sul através das ilhas do oceano Pacífico.

A terceira é a australiana, que não difere muito da malaio-polinésia, porém diz que o homem americano teria saído da Austrália.


IDEIAS CLÓVIS:
> São idéias baseadas em achados arqueológicos no sítio de Clóvis, no Novo México.
> Origem do homem americano se deu cerca de 12500 aC. Povoamento recente. Paleoíndio(12000-9000).
> Sucessivas ondas migratórias
> Línguas diferentes(1ª onda: Arcaica-paleoíndio, 2ª onda Na-Dene, 3ª onda Aleute-esquimós) – essa idéia apóia a das várias ondas migratórias.
> São caçadores-coletores com pacote cultural e tecnológico mais desenvolvido.
> Megafauna até 9000 – animais de grande porte como megaterion, preguiça gigante, etc. Depois começa a caçar animais de pequeno porte.
> Propõe duas idéias migratórias: uma é o elo entre Ásia(Sibéria/Alasca) e estreito de Bering, outra idéia é a de terem vindo pela Europa(Groelândia).
> Os principais argumentos estão embasados nos achados arqueológicos como os de Clóvis e Folsom – pontas de lança, pontas do tipo Folsom, Clóvis e rabo-de-peixe. Os artefatos lascados são muito bem feitos e se encontram similares na Sibéria(pontas de projétil) e na Europa(lâminas, arco e flecha – cerca de 8000). No sítio de Clóvis os artefatos tem características muito similares aos sítios europeus. O homem chega ao continente americano com toda uma cultura desenvolvida.
> Clima – frio e seco, último período glacial(Würm ou Winsconsin). Clima muda em 12500 – término do período glacial.
> Principais sítios: Clóvis, Folsom, Meadowdcroft, Kennewick(EUA). No Brasil: Lagoa Santa(MG), Ibicuí-Toropaso(RS), Santa Elina(MT), Amazônia(Pedra Pintada – PA).
> A limitação da idéia Clóvis está na entrada pelo estreito de Behring, enquanto há outras possibilidades.

PRÉ-CLOVIS:
> Sugerem a entrada de povos antes de 12.500a.C., através do estreito de Behring(mais aceito) ou pela África e Oceania). Defende a idéia de origem asiática, mas só que a entrada no continente teria sido há cerca de 50.000 a.C.
> Conjunto de artefatos simples, toscos, de multiuso. Ex. talhadores. Existem poucos vestígios arqueológicos. Alguns se baseiam em restos de fogueira junto a artefatos, mas esses restos de fogueira poderiam ter sido de causa natural e não antrópica.
> Caçadores de megafauna (animais de grande porte).
> Período – último glacial, clima seco e frio.
> Sítios no Brasil: Pedra Furada(PI – referência à arqueóloga Niéde Guidón)
> Outros lugares: Monte Verde(Chile)

43 comentários:

  1. isso não mim ajudou em nada (2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que uma aula de português te ajudaria mais!

      Excluir
    2. kkkkk verdade, necessita muito de uma aula de português

      Excluir
  2. Não é sobre oq eu estou procurando

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. verdade ajudo porra nenhuma

      Excluir
  4. q isso. nada a ver c/ meu assunto DDD-:

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, claro e dentro do contexto que eu precisava para
    uma avaliação de minha filha. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk esse blog é uma ...................... otima escolha para pesquisar o q quiser ;;;;(e claro com o tema de HISTORIA....KKKKKKKKKKKKK) MUITO BOM ESSE AUTOR DESSE BLOG ;;; VC E STAR DE ..... DEIXA PRÁ LÁ ;;;;;; COM Karinho ass:tente descubrir...!aperte para baixo vc vera quem é

    ResponderExcluir
  7. que coisa linda é essa

    ResponderExcluir
  8. isso é igual ao cu da minha avó

    ResponderExcluir
  9. Ao menos eu peguei a imagem pra por no meu trabalho de historia.. rsrs

    ResponderExcluir
  10. essa pagina me ajdou bastante para mu trabalho de historia da escola
    brigaduh!!

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk trouxas

    ResponderExcluir
  12. mais é o caraio msm

    ResponderExcluir
  13. n me ajudou em nd :( preciso de respostas sobre:
    1-nosso continente e subdividido em tres territorios como sao chamados?
    2-o brasil esta localizado em qual das tres partes citadas a cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui ñ é de geografia ñ vio indiota

      Excluir
    2. 1-America do Norte, America Central e America do Sul.
      2-America do Sul.

      Excluir
    3. então vc deve pesquisar em um site de geografia

      Excluir
  14. bom esse site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  15. isso é um lixo esse texto em merda é a mesma coisa, nao me ajudo em merda nenhuma

    ResponderExcluir
  16. Nao era bem o que eu queria:::mas achei um pouco legal mas nao era o que eu queria

    ResponderExcluir
  17. Clóvis (13000 AC) não é a primeira cultura americana. Em Los Lagos (Chile) foram encontrados vestígios (artefatos de pedra, madeira e raspadeiras de conchas) com datação de 14400 AC. Isso deve por fim a essa polêmica e estabelecer definitivamente a tese Malaio-Polinésia que, aliás, é muito mais lógica.

    ResponderExcluir
  18. É preciso lembrar que tudo isso ocorreu ao fim da última glaciação, quando o nível dos oceanos passava por um mínimo devido ao acúmulo de água em glaciares (grandes geleiras) e em forma de gelo e neve sobre os continentes. As ilhas no pacífico sul eram muito mais numerosas do que hoje e, de ilha em ilha, os malaios passaram para a costa andina.

    ResponderExcluir
  19. Pense no que serial mais complicado: atravessar o pacífico de ilha em ilha em pequenos botes com um nível de água que muitas vezes não excedia o peito de um adulto OU atravessar o estreito de Behring (região polar entre o Alasca e a Ásia) em plena era glacial...

    ResponderExcluir
  20. Me ajudou bastante!! Obg

    ResponderExcluir
  21. Me Ajudou Muito Valeew !

    ResponderExcluir
  22. obrigado ajudou e muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  23. isso no tem nada aver comigo eu sou um anjo na
    sala de vaula kkk um anjo com dois chifre ]

    ResponderExcluir
  24. fn,jk,,,sdn.hf,cdsakljflaeshbfrjertçg

    ResponderExcluir
  25. eu queria sabero clima ! ñ me ajudou em nada

    ResponderExcluir
  26. isso nao me ajudou alguem pode responder como o periodo em que ocorreram as primeiras migraçoes para a america ficou conhecido?

    ResponderExcluir