A conquista da América pelos Europeus

A conquista da América Quando falamos em conquista estamos falando em dominação, em poder do superior para o inferior, e é isto mesmo que aconteceu com os povos da América no século XV pelos europeus, ou seja, a Coroa Portuguesa e a Coroa Espanhola no sistema mercantilista onde a acumulação de capital seria pela balança favorável de riquezas pertencidas ao seu território.



Quem saiu na frente nesta empreitada foi à Espanha com Cristóvão Colombo que foi no rumo Oeste para chegar às Índias, mas só que chegou à cidade de São Domingos pensando que tivesse chegado às Índias chamou todos os habitantes de índios. Só que o grande objetivo de Portugal e a Espanha eram obter riquezas (lucros) para seus Estados Nacionais em formação. Os espanhóis chegando à América Central mataram grandes civilizações culturais como os maias, os incas e os astecas. Como estes povos eram muito religiosos acreditavam nas suas lendas, por exemplo, que um dia iria descer dos céus o deus sentado no viado e bem no tempo que os povos astecas estavam esperando apareceu o conquistador Cortez que foi interpretado com um deus, então a profecia estava sendo concretizada e a conquista se tornou verdade. Estes povos, os maias, os astecas e os incas lutaram até a morte mesmo tendo armas menos sofisticadas e muitos morreram pelas doenças trazidas pelos europeus com sarampo, gripe e outras epidemias. A Espanha obteve riquezas com estes povos, mas só que lutou bastante. Já Portugal com a mesma idéia de conquistar às Índias pela África demorou mais a obter riquezas. Portugal lutou com povos menos guerreiros então não se desgastou tanto na luta pela conquista como a Espanha que lutava com povos de grandes civilizações americanas. O rei de Portugal primeiramente pensou em conquistas feitorias na África e o seu filho o infante D. Henrique, que foi na expedição pelas terras africanas, buscou conhecimentos marítimos e trouxe para Portugal e fundou a 1ª escola marítima a chamada “Escola de Sagres”. Isto aprimorou os conhecimentos portugueses sobre o mar e invenções como a bússola, a caravela e outros foram instrumentos de grande valia na conquista da América pelos portugueses. Os reis de Portugal investiram na frota de Pedro Álvares Cabral, pois ele encantado pelas histórias de Marco Pólo que contava em seus livros sobre a riqueza do Oriente, queria chegar às Índias contornando o sul da África, mas só que quando a expedição foi se afastando cada vez mais da África e se aproximando da costa do Bahia, mais especificamente em Porto Seguro. Portugal, no primeiro momento, não ligou muito para estas terras porque não obteria lucro fácil. O lucro adveio do pau-brasil que era um tipo de tintura para roupas. Como o comércio com o Oriente estava ficando com alto custo e muitos corsários europeus se aproximavam do Brasil e com medo de perder território a Coroa Portuguesa preferia investir no Brasil e a idéia foi o sistema de plantation que eram grandes áreas de plantação e a mão – de- obra seria escrava e assim estariam implantadas as colônias de exploração no Brasil. Bem diferente da América do Norte que foi uma colônia de povoamento e produzia mais produtos com a mão-de-obra livre.

55 comentários:

  1. Parabéns pela sua ideia e iniciativa... saiba que esse bem que esta a fazer aos outros será devolvido à você em dobro.
    Deus ti abençoe e ilumine mais e mais...
    Obrigada pela ajuda, foi de grande valia!
    Bjs de sua mais nova fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este site me ajudou bastante obrigada td de bm pra vc´s seus filhos da puta viados do caralo calem essa boca de buceta e fas melhor isso e fauta de pica no rabo seus sem cultura

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. cara vai pra merda para de xingar

      Excluir
    4. fauta? fas? caralo? e escreve se manja?

      Excluir
  2. tudo o que tem aqui vi em outro site

    ResponderExcluir
  3. OU vocês são muito idiotas ou querem dar uma de espertinhos copiando o contéudo de outros sites .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pu no cu vem chpa minha xana

      Excluir
    2. dexa q eu chupo sua xaninha safada

      Excluir
    3. mds que leseira , guria vea sebosa ,flnd essas coisas em público , se dá o valor mlr, aposto que na frente dos familiares não se comporta assim

      Excluir
  4. uma droga esse site so copia dos outros uma porcaria.

    ResponderExcluir
  5. quem sabe se não e os outros sites q estão copiando desse...

    ResponderExcluir
  6. bando de idiostas pelomenos eles tem um site



    ResponderExcluir
  7. eu gostei desse texto!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esses site, vocês que não tem iniciativa para fazer as coisas. Vão todos a merda. A m,ateria desse site é muito boa e está de acordo com que estudamos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do conteúdo apresentado e pelo que estudei é isso mesmo.

    ResponderExcluir
  10. ajudo em nada mais ta valendo

    ResponderExcluir
  11. É bem detalhado esse texto ,lembro-me de algumas partes que a minha professora de história falou.Apesar de não ser a mesma coisa que o meu assunto ajudou bastante.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Bando de mal educados por que vocês não vão estudar que é melhor.Estudar que é bom ninguém quer,agora pra ficar falando palavrão e tal,vocês são especialistas.Eles podem ter pego de outro site,mas se não gostaram por quê não vão pra outro lugar?hein?Lamentável.

    ResponderExcluir
  13. Foi de muita utilidade. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. E EU SÓ FAÇO RIR, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Isto é um blog e não um site seres jeguilles jegue.

    Deixando a estupidez que foi inválida, achei um ótimo conteúdo do blog, aos interessados eu sugiro que leiam, aos que não estão interessados, o meu foda-se de vocês estão de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  16. Chupa minha buceta pq isso é copiado de outro site _|_

    ResponderExcluir
  17. eu chupo e ainda enfio meu pau gostosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus pais não ensinaram a vcs a terem educação não bandos de mau educados, vcs tinham que ter é vergonha do que vcs publicam ?

      Excluir
  18. Vcs que falam mau do site dos outro e não tem respeito pelo trabalho dos outros. Deviam é fica sem as mão por terem digitado essas coisas abisutas.

    ResponderExcluir
  19. muito bom, ótima qualidade ideal para quem que estudar. Valew Salve Brasilia

    ResponderExcluir
  20. As pessoas deveriam respeitar o local de trabalho dos outros, independentemente de ter copiado de outro site, ninguem é obrigado a ler, da mesmo forma que entrou no site é só sair. Essas pessoas que gostam de falar palavrão neste tipo, deve não ter respeito nem por si próprio. Lembrem-se um otimo local pra falar esse tipo de coisa seria em um site de putaria, vcs não acham???

    ResponderExcluir
  21. Então né se eles acharam ruim por que não fazem um site melhor?

    ResponderExcluir
  22. Bom conteúdo, mas está um pouco desorganizado e com erros ortográficos.

    ResponderExcluir
  23. essa pagina e boa ???

    ResponderExcluir
  24. Respeito que é bom nada

    ResponderExcluir
  25. Bá, vocês nem sabem escrever e querem xingar os outros, cara na boa "briga" pela net mano, o que você vai fazer usar Shift até eu morrer ?? Á fala sério cara pelo amor de deus mano bá...

    ResponderExcluir
  26. bando de loucos ficam brigando a cada ano

    ResponderExcluir
  27. eu como todas as novinhas se bobiar como vcs também

    ResponderExcluir
  28. Agradeço pela contribuição deste valioso contributo

    ResponderExcluir
  29. nesse texto está faltando algumas vírgulas.

    ResponderExcluir
  30. Bem empolgante...não li tudo,mais deve que me ajudara né. Talvez,quem sabe.... bjs...aqui é página de lições (deveres) não de baixarias...quem quiser me xingar fique a vontade MAIS NÃO ME ATINGIRÁ EM ABSOLUTAMENTE NADA...BJS

    ResponderExcluir
  31. Maias? Gente quem escreveu isso

    ResponderExcluir