Teorias Evolucionistas e Criacionistas


Bom, até hoje os cientistas não sabem falar de onde viemos e pra onde vamos, temos várias teorias como a evolução; defendida no principio pelo cientista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) e logo depois por Charles Robert Darwin (1809-1882). E a criação; que é defendida pelos religiosos.

Criacionismo:
A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, porquê somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais. Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes. Sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe a cada um julgar e adotar, por meio de critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.

Evolucionismo:
A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver. Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum. A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos. O Homo habilis (2,4 – 1,5 milhões de anos) e o Homo erectus (1,8 – 300 mil anos) compõem a fase intermediária da evolução humana. Por fim, o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, antecede ao Homo sapiens, surgido há aproximadamente 120 mil anos, que corresponde ao homem com suas características atuais. Mesmo cercada por uma larga série de indícios materiais sobre as transformações da espécie humana, a teoria evolucionista não é uma tese comprovada por inteiro. O chamado “Elo Perdido”, capaz de remontar completamente a trajetória do homem e seu primata original, é uma incógnita ainda sem resposta.

Jean-Baptiste Lamarck;
Naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica.Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes. Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas idéias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias.Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.

Charles Robert Darwin;
As idéias gerais da teoria da evolução das espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as bases do evolucionismo subsistem até hoje e o nome de Darwin ficou ligado a uma das mais notáveis concepções do espírito humano. Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, Shropshire, no Reino Unido, em 12 de fevereiro de 1809, em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert Waring Darwin, foi médico respeitado. O avô paterno, Erasmus Darwin, poeta, médico e filósofo, era um evolucionista em potencial, cuja obra mais famosa, a Zoonomia (1794-1796), antecipava em muitos aspectos as teorias de Lamarck.Em 1825 Darwin foi para Edimburgo estudar medicina, carreira que abandonou por não suportar as dissecções. Todavia, interessou-se pelas ciências naturais. Matriculou-se a seguir no Christ's College, em Cambridge, decidido a ordenar-se, embora não tivesse vocação religiosa. Ali se tornou amigo do botânico John Stevens Henslow, que o aconselhou a aperfeiçoar seus conhecimentos em história natural.

A Viagem do Beagle
Usando sua influência, Henslow conseguiu que Darwin fosse convidado para participar, como naturalista, da viagem de circunavegação do navio Beagle, promovida pelo Almirantado britânico. A 27 de dezembro de 1831, o Beagle deixou Davenport, rumando para o arquipélago de Cabo Verde. Quando chegou às costas do Brasil, aportando na Bahia e depois no Rio de Janeiro, Darwin fez algumas incursões pelo interior. O navio seguiu depois para a Patagônia, as ilhas Malvinas e a Terra do Fogo. Darwin conheceu também as ilhas Galápagos, a Nova Zelândia, a Austrália, a Tasmânia, as Maldivas, toda a costa ocidental da América do Sul, do Chile ao Peru, bem como as ilhas Keeling, Maurício e Santa Helena. Desembarcou em Falmouth a 2 de outubro de 1836, depois de quatro anos e nove meses.

Essa longa viagem deu a orientação que Darwin imprimiria à pesquisa sobre o tema fundamental de sua obra: a teoria da origem das espécies. Darwin colecionou fósseis e observou inúmeras espécies vegetais e animais, além de assistir a fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos. Seu primeiro livro, Journal of Researches into the Geology and Natural History of the Various Countries Visited by H.M.S. Beagle, 1832-1836 (1839; Pesquisas sobre a geologia e a história natural nos vários países visitados pelo H.M.S. Beagle, 1832-1836), resumiu as descobertas que fez na viagem.

Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casou-se com uma prima, Emma Wedgwood. Após um curto período em Londres, o casal passou a viver em Down, no condado de Kent, devido aos problemas de saúde que Darwin carregaria até a morte. Seu mal, tido por mera hipocondria, foi mais tarde atribuído à picada de um inseto que, durante sua viagem pelos mares do sul, lhe transmitiu a então desconhecida doença de Chagas.

A partir das idéias do geólogo escocês Charles Lyell, que explicava as mudanças na conformação da crosta terrestre por meio dos fenômenos observáveis (chuva, rios, vulcões, terremotos etc.), Darwin publicou várias obras de geologia, nas quais tratava de diversos temas: formação e desenvolvimento dos recifes de coral; fenômenos vulcânicos e sísmicos associados a elevações de terras; estratificação de sedimentos; formação de rochas metamórficas devido à pressão das camadas que as cobrem etc. Especialmente importante foi sua explicação sobre a origem de um bosque petrificado dos Andes (que atribuiu a movimentos sucessivos de afundamento e elevação do terreno que o sustentava).

Evolução das espécies. Durante a viagem do Beagle, Darwin observou que, à medida que passava de uma região para outra, o mesmo animal apresentava características distintas. Notou ainda que, entre as espécies extintas e as atuais existiam traços comuns, embora bastante diferenciados. Tais fatos levaram-no a supor que os seres vivos não são imutáveis, mas que se transformam uns nos outros.

Na base de sua teoria evolucionista, Darwin colocou a luta pela vida, segundo a qual em cada espécie animal existe uma permanente concorrência entre os indivíduos. Somente os mais fortes e os mais aptos conseguem sobreviver e a própria natureza se incumbe de proceder a essa seleção natural. Darwin observou que os espécimes botânicos cultivados são bem mais aprimorados do que os que nascem nas matas; observou ainda que os fazendeiros criam reprodutores que apresentam características consideradas mais vantajosas, e que se transmitem por hereditariedade. Essa seleção artificial visa, pois, transmitir a cada nova geração da espécie uma soma de características que permitam, além da melhor adequação ao ambiente, seu aprimoramento progressivo.

A princípio, Darwin revelou suas conclusões apenas a um restrito número de amigos, até que, animado por uma carta na qual o zoólogo britânico Alfred Russell Wallace lhe anunciava um trabalho com conclusões semelhantes, preparou um resumo de seu estudo, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (1859; Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida). O livro colocou Darwin no centro de acirradas polêmicas e discussões fervorosas. Um dos grandes defensores e divulgadores da teoria foi o biólogo e naturalista Thomas Henry Huxley. A publicação de mais três livros aprofundou as explicações sobre a teoria da seleção natural.

De caráter simples, extremamente apegado à mulher e aos filhos, Darwin dedicou a vida à ciência, apesar da pouca saúde. Sua obra revela modéstia e escrúpulo, que despertaram a simpatia e a amizade de todos. Até os adversários admiravam seu caráter e respeitavam-no como cientista. Darwin morreu de um ataque cardíaco em Down, a 19 de abril de 1882. Foi enterrado na abadia de Westminster, por solicitação expressa do Parlamento britânico.

De onde viemos? Para onde vamos?

301 comentários:

  1. Eu achei super legal esse site! Não tenho nenhuma reclamação a fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e msm muito bom esse site , me ajudou muito a fazer as liçoes
      valeu

      Excluir
    2. Nossa! tinha que fazer uma pesquisa e tirei todas minhas duvidas esse site e bom msm

      Excluir
    3. vdd e otimo fiz o meu trabalho so na boa e concerteza vou tirar uma nota muito boa vlw site

      Excluir
    4. eu acredito na teoria do criacionismo!!a outra teoria é tudo mentira!! esses lerdos nem sabem inventar coisas!kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. maiior merda nao achei oq tava procuraando(fez a mesma pergunta qe eu fizz)

      Excluir
    6. Dependendo da pergunta que fazemos realmente não teremos respostas, o site é muito bom sim, Gostei! se buscamos coisas mais complexas o ideal é procurarmos em livros complexos e formarmos as nossas próprias concepições!!!

      Excluir
    7. não achei muito interessante tem sites melhores

      Excluir
  2. Respostas
    1. eu tive que entrar para fazer uma pesquisa achei todas as minhas duvidas muito legal este site vou entrar sempre que puder..
      beijos.
      uhuuu!!

      Excluir
    2. adorei .... tirou todas as minhas duvidas muito obg!! um beijo

      Excluir
    3. Ola,sou Ana Beatriz,Este site é muito bom,encontrei tudo o que precisava,amanha tenho que entregar esse trabalho e vai ficar nota 10!Beijos!

      Excluir
    4. Estava fazendo um trbalho sobre evolução, entrei nesse sit e tirei nota 5,0 valeno 5pontos... D+ esse sit!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    5. Meu nome é Danielly e esse seite me ajudou muito!Muito obrigada!Beijos!

      Excluir
    6. nao tiro a razao da danielly esse saite ajuda muito principalmente quando temos algum trabalho como esse pra fazer!

      Excluir
    7. ninguém aí sabe escrever SITE?

      Excluir
    8. Gostei muito amanhã vai ter feira cultural aqui no colégio vou tirar um 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

      Excluir
  3. este site vai me ajudar muito na minha recuperação de história obrigada!

    ResponderExcluir
  4. ei, eu tenho q dizer uma coisa , esse site me ajudou mtcimo

    ResponderExcluir
  5. no e muita coisa mais e tao bom que vou ter que copiar... que tedio ne kkk

    ResponderExcluir
  6. muito chato e sem graça e muita coisa pra copiar ne to zuando esse site vai ajudar muito nos meus trabalhos de escola VALEU......

    ResponderExcluir
  7. muito bom, esse é um bom conteúdo de conhecimento que deve ser passado em diante. --'

    ResponderExcluir
  8. As idéias gerais da teoria da evolução das espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as bases do evolucionismo subsistem até hoje e o nome de Darwin ficou ligado a uma das mais notáveis concepções do espírito humano. Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, Shropshire, no Reino Unido, em 12 de fevereiro de 1809, em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert Waring Darwin, foi médico respeitado. O avô paterno, Erasmus Darwin, poeta, médico e filósofo, era um evolucionista em potencial, cuja obra mais famosa, a Zoonomia (1794-1796), antecipava em muitos aspectos as teorias de Lamarck.Em 1825 Darwin foi para Edimburgo estudar medicina, carreira que abandonou por não suportar as dissecções. Todavia, interessou-se pelas ciências naturais. Matriculou-se a seguir no Christ's College, em Cambridge, decidido a ordenar-se, embora não tivesse vocação religiosa. Ali se tornou amigo do botânico John Stevens Henslow, que o aconselhou a aperfeiçoar seus conhecimentos em história natural.

    ResponderExcluir
  9. oi,sou julyana,e estou fazendo a setema série com 11 anos,e tenho que fazer um trabalho explicando as duas teorias,e isso vai me ajudar muito no meu trabalho,valew ai pra todos,e um grande beijo,xauzinho pra vcs galera

    ResponderExcluir
  10. Parabens professo excelente explicao sobre o conteudo..

    ResponderExcluir
  11. Olá.Muito bom e explicativo,mais gostaria de saber quais as contribuições dessas teorias para a ciência moderna,,se puder me ajudar ate o dia 13/03 eu lhe agradeço,obrigada.

    ResponderExcluir
  12. esse siteme ajudo a fazer um trabalho que valia 10 muito obrigado pela nota 9

    ResponderExcluir
  13. isso e uma bosta

    de testei essa merda feis eu tira um 0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ter sido porque vc e muito burro que tirou um 0 redondo!

      Excluir
    2. Será que pq vc so copiou da net em vez de escrever com suas palavras de acordo com o q tah aqui?

      Excluir
  14. Adore prof vc e demais conseguil me surprender parabens

    ResponderExcluir
  15. A vida é cercada de mistérios.
    Quem saberá me dizer certeza de alguma coisa?
    Vejo o que vejo,
    Amanha já não o vejo mais,
    Como saberei do inicio da vida,
    Se o ontem já esqueci?
    ...
    (blog Vida Sem Limites)

    ResponderExcluir
  16. eu gostei demais das teorias

    ResponderExcluir
  17. parabens professor me ajudou muito esse blog

    ResponderExcluir
  18. brigado professora pela a sua pesquisa

    ResponderExcluir
  19. eu qeria saber quem elaorou a teoria evolucionista,eu agradecerei muito

    ResponderExcluir
  20. Amei esse site, de paixão, gostaria de ter mais coisas, para ficar um pouco mais completo, mas mesmo assim me ajudou,agora meus alunos nunca mais vão esquecer das teorias!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado professor vc estar mi ajudado muito ta !!

    ResponderExcluir
  22. que falta de respeito desse ou dessa estudante, mal educada, sem estilo sem respeito ao seu proximo, em
    falar que um assunto importante como esse é bosta.

    ResponderExcluir
  23. legal , bem bom der compreender . parabens...........

    ResponderExcluir
  24. ai que preguiça tenho que copiar isso tudo

    ResponderExcluir
  25. isso ai e o certo mesmo

    ResponderExcluir
  26. Queria saber a diferença entre as duas TEORIAS, por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  27. muito bom esse sit me ajudou muito obgd!

    ResponderExcluir
  28. eu adorei sabre um pouco sobre as teoria mim a judo muito ta

    ResponderExcluir
  29. Esse saite e muito bom para conhersemos as teorias achei muito
    importante para meu aprendisado. E vai ser muito bom para o
    aprendisado das outras pessoas tambem. NÁDILA AQUINO (15).

    ResponderExcluir
  30. Esse site e muito bom, exceto os erro inadimicíveis .A história nao esta completa falta muitos detalhes fundamentais sobre o que realmente aconteceu . . .

    ResponderExcluir
  31. gostei muito por explicar as minhas duvidas q as vezes o professor n tira
    beijos gostei muito
    ta de parabens este site

    ResponderExcluir
  32. me ajudou muito para fazer o dever de casa

    ResponderExcluir
  33. mt bom! 100 reclamaçao Ameii mi ajudou bastantee

    ResponderExcluir
  34. Adorei. Vai me ajudar a explicar o trabalho de biologia. Valeuuu.... :)

    ResponderExcluir
  35. bom eu tenho certeza nossa existência
    foi atraves de Deus não tem como dizer
    que e evolução e essa se não tem o criado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cada um acredita naquilo que quer , e o cristianismo não passa de uma ilusão criada pela alienação religiosa.

      Excluir
  36. Oi meu nome é Priscila tenho 12 anos. Eu com toda certeza acredito na teoria da criação,pois,nada vem a existir sem o criador e Deus é o Supremo criador de todas as coisas na minha opinião os cientistas estão totalmente Errados.A Bíblia é a prova da existencia de Deus e que Ele criou o Universo e quem ñ quiser acreditar ñ acredita mas Deus existe e nem os cientistas nem ninguém podem mudar isso Essa é a minha certeza e ninguém jamais vai tirar isso de mim!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu amo meu Deus!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Eu acredito piamente que a vida veio à existência pela evolução natural das coisas. Inclusive Deus - todos os Deuses - também são "poeira de estrelas". A evolução, portanto, é a verdade.

    Eu também acredito que a criação seja a única explicação para a nossa existência. Os Deuses,* portanto, nos criaram. "Loucura", talvez você esteja pensando de mim. Mas não estou louco, tampouco estou caçoando dos leitores deste excelente web site, pletor da sabedoria. Eu consigo demonstrar como podemos conciliar as duas versões numa mesma verdade. Vamos fazer melhor. Em vez de eu ficar aqui só falando, convido você a vir até meu blogue e constatar os fatos:

    http://estudopessoal.blogspot.com.br

    ATT,

    Apóstolo TDS

    __________
    *Mas por que "Deuses" e não apenas "Deus"? Leia este texto do Gênesis e tire suas conclusões - mas, basei-a na razão e no que o texto diz e não na insanidade e no que pastores religionistas disseram:
    "E [um dos] Deuses# prosseguiu, dizendo: 'Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra'.”
    _____
    # No texto hebraico está escrito אֱלהִים (’Elo·hím), "Deuses". O Singular é "´El".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu filho leia e estude a bíblia, pare e pense em tudo que existe hoje, ainda mais na engenhosidade do corpo humano, do DNA RNA, é muito complexo, apenas uma mente muito inteligente poderia fazer isso. tudo precisa de algo para ser feito, como uma casa ñ se faz sozinha. va pesquisar mais viw.

      Excluir
  38. uaaauuuu mto legal essa pagina....

    ResponderExcluir
  39. realmente este site é muito bom

    ResponderExcluir
  40. Amei esse site é D+, me ajudou mt no meu trabalho, mt obg Gibson Dantas :)

    ResponderExcluir
  41. Me ajudou com meu trabalho, você é alguém muito inteligente! Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. vlws ae man me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  43. pow gostei muito
    me ajudou muito
    espero encontra muitos outros
    trabalhos aqui
    :)

    ResponderExcluir
  44. adorei d+ muito bom serviu para meus estudos
    ♥♥♥♥♥♥☺☻♦♣♠•◘○♥♥

    ResponderExcluir
  45. Dizer que a teoria criacionista é a mais aceita so pode ser coisa de fanatico religioso. as ecidencias da ciência esta ai e é incontestavel. em pleno sec. XXl na era da informação ainda tem gente que tem coragem de escrever que deus criou o homen e o mundo!!! isso é absurdo. volta pras cavernas meu filho, afinal é de la que você vei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disssssoooo, vá ler a bíblia e ver que ela ensina mais que certos cientistas que dizem ter descoberto diversas explicações para as questões que envolvem o nosso universo e blá blá blá blá blá...

      Excluir
    2. tb acho,se o site botou que a versão criacionista é a mais aceita,ele deve respeitar o blogueiro.

      Excluir
    3. é meu filho vc pode ter sua opinião e ela é respeitada
      ñ é pq vcacrdita n versão evolucionista
      que tem que chamar os outros de fanaticos religiosos
      vc tem que aprender a respeitar os direitos humanos.
      se eduque!
      ou se ñ a vida vai te educar
      e ñ é legal.

      Excluir
    4. Se toca cara! A teoria criacionista não é so fanatismo religioso não!
      Como a primeira pessoa disse: vai ler a biblia!
      Se você não sabe agente que segue a Deus não somos fanaticos, é quase a mesma coisa que a maioria das pessoas fazem, torcer para um time e ser fanatico por ele, perder quase todo o seu dinheiro so para ir aos jogos, mas a nossa causa é bem melhor do que a dessas pessoas, nós queremos estar com Deus no paraiso, e quem é de Deus é muito feliz tem muita paz, o que você vai ter na vida sem ter Deus e seguindo isso? Quando você morrer, e você pensa que vai ficar descansando, ou ate mesmo pensa que vai pro céu, mas você vai ver o que vai acontecer. crê em Deus e tu e sua familia seram salvos!

      Excluir
  46. Pois é, tanta informação para não explicar nada, onde estará o tal do elo perdido. Não sou a fovor de fanáticos religiosos, também não sou a favor de fanáticos evolucionistas, quando um cristão fala em estudar a origem do universo, logo surgem criticas, é exatamente o que acontece nas nossas universidades, sejamos coerentes.

    ResponderExcluir
  47. Eu queria saber oque era criacionista e evolucionista mais desse blog não tem. Eu nem li,aff blog besta.

    ResponderExcluir
  48. Deu para entender a perfomasse da explicação do assunto, considerando que eu gostei muito mas faltou um pouco mais de criticas e provas sobre o assunto divulgado mas foi bem util muito obrigado!

    ResponderExcluir
  49. Nao esntendi me ajudem meus colegas de classe me dissram que o evolucionismo era atravez do big ben

    ResponderExcluir
  50. foi uma bosta nao me ajudo em nada prefiro otro site

    ResponderExcluir
  51. manes e muito bom isso ai agradeço professor:)

    ResponderExcluir
  52. adorei estou fazendo um trabalho de escola bem legal consegui a maior parte demais continue assim.Parabéns

    ResponderExcluir
  53. ooooooopa nenem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  54. muito legal tenho um trabalho escolar para entregar e me ajudou muito

    ResponderExcluir
  55. esse assunto me ajudou muito pra minha pesquisa de historia vlw .

    ResponderExcluir
  56. muito legal esse site adorei

    ResponderExcluir
  57. realmente um excelente site

    ResponderExcluir
  58. muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:D

    ResponderExcluir
  59. parabens ao criador do site !!!!!!!!!!!!!!!!
    bjsssssss :DDDD

    ResponderExcluir
  60. eu prifiro o robo ed mas tambem essa pagina o si vai mim ajudar uai minha escola e a mais legal do mundo ESCOLA ETADUAL DEPUTADO RENATO AZEREDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega anônimo ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO RENATO AZEREDO
      VOU TER QUE CONCORDAR DA ATE GOSTO DE ESTUDAR LA KKKKKKKKKK

      Excluir
  61. Eu greiu que vou tirra 9 pontos

    ResponderExcluir
  62. ah..............eh ate + ou -...............nem 5 eu tiro kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  63. VC Q TAH LENDO EH VIADO

    ResponderExcluir
  64. muito bom.me ajudou muito e me deu todas s resostas.

    ResponderExcluir
  65. isso me ajudou muito porque eu tinha uma pesquisa a fazer e me ajudou muito esse site

    ResponderExcluir
  66. a única coisa ruim aqui é que o fóssil mais antigo não foi encontrado na França

    ResponderExcluir
  67. deveria ter mais informações, deveria entiquecer mais isso, está ótimo estão de paarabéns me ajudou muito com minhs lições mas deveria conter mais informações porque faltaram minimas informações que na verdade são muito importantes, enfim obrigado do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  68. isssso e muito interesante e esse sate e melhor aindaaaa e muito bom toda vez q eu presisa ja sei onde vim

    ResponderExcluir
  69. muito bom adorei tirou todas as minhas duvidas obrigada !!

    ResponderExcluir
  70. Aweeeeeeeeeeeeeeeeeee nem li aweeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  71. Alguém sabe as coerências e incoerências do criacionismo e evolucionismo ?

    ResponderExcluir
  72. isso nao me ajudol em nada

    ResponderExcluir
  73. esse sait é muito bom mesmo bjosss :D

    ResponderExcluir
  74. Alguem pode me ajudar ?
    O que estabelece a explicação criacionista sobre o surgimento dos homens ? É explicação evolucionista ?

    ResponderExcluir
  75. adorei esse site e muito bom tinha algumas duvidas e comsegi tirar

    ResponderExcluir
  76. nós vinhemos primeiro de Deus depois da bariga de nossas mães i se qr saber vamos ou para o céu ou para o inferno se não vos convertermos...

    ResponderExcluir
  77. vlw gostei D+ desse site muito obg flw...

    ResponderExcluir
  78. nosa me ajudou muito no meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mossa tanbem me a judou no meu trabalho de historia

      Excluir
  79. eu gostei muito me ajudou muito no meu trabalho de escola que otimo e lagal ok kkkkk....samantha

    ResponderExcluir
  80. achei muito legal este site é d+

    ResponderExcluir
  81. muuuito massa ameeeeei

    ResponderExcluir
  82. nossa perfeito .. do geito qq eu keria para o meu trabaalho dd historis ameei .
    site miil graaau ......tacyane

    ResponderExcluir
  83. me ajudou muito, nossa

    ResponderExcluir
  84. Respostas
    1. ó sua burra(o) vc escreveu ''interessante'' errado.

      Excluir
  85. tenho certeza quevai me ajudar no tj

    ResponderExcluir
  86. achei muito interessante me ajudou bastante no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  87. Adoreii, tem tudo explicado e é bem interessante me ajudou bastante na prova da minha escola, e parabens pra quem escreveu isso, adorei !!

    ResponderExcluir
  88. muito bom, vai me ajudar muito no trabalho de escola

    ResponderExcluir
  89. o criativismo entendi perfeitamente mas o evolucionismo não entendi nada, nada, nada, nadaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  90. muito legal esse site vou tirar 10 no trabalho

    ResponderExcluir
  91. veii,esse saite e da ora,esse professor arrebentou,amei d+

    ResponderExcluir
  92. esse site é otimo pena que nao me ajudou muito mais deu pra adiantar meu lado só um pouquiho

    ResponderExcluir
  93. esse site é muito bom!

    ResponderExcluir
  94. ajudou bastante no meu trabalho de educaçao religiosa valeu professor !!!!! Gostei muito desse site !!!! parabens !!!

    ResponderExcluir
  95. eesse site é muiitooo bomm me ajudou muiito a fzr meu trabalho d historia gostei muito deste saite!! tenho certeza q vou tirar umm dezzzzz eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  96. obrigado, foi muito util...

    ResponderExcluir
  97. eu tou estudando nesse site mt bom man :)

    ResponderExcluir
  98. me ajudou muito esse site para fazer meu trabalho de en.religioso.

    ResponderExcluir
  99. eu adorei de mais esse site muito bom para mim estudar para prova

    ResponderExcluir
  100. ACHO QUE DEVERIA ESTAR MAIS EXPLICADO!

    ResponderExcluir
  101. nao achei nada que eu queria nesse site .. aff

    ResponderExcluir
  102. Tanta asneira junta num só artigo, o que está escrito só pode ser de um doente mental, desculpem a minha opinião o "criacionismo" não é ciência, ciência é o empirismo científico provado, tanto o autor deste texto não sabe o que é o Evolucionismo, como ainda mais grave não sabe em que teoria se assenta para explicar Criacionismo, triste o que certos comentadores dizem na "net", quer um conselho meu...vá ESTUDAR, penso que lhe falta muito ESTUDO científico, empirico e experimental. Eu como Professor Catedrático (Genética) se me entregasse um trabalho como o escreveu, tinha garantida nota (0) zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você me desse 0, eu não iria aceitar, é a minha opniao,e daí? se você acredita na teoria do evolucionismo, tem algum problema nós acreditarmos no criacionismo? Vocês não tem quase nenhuma prova cientifica que prove que tudo isso é verdade, alem do mais que isso é totalmente sem sentido! como que nós iriamos evoluir de um macaco? como que todo esso mundo maravilhoso ia aparecer do nada? eu estudo evolucionismo e criacionismo, nenhuma das duas teorias tem provas cientificas, maseu escolhi seguir a teoria criacionista porque eu sei que existe um Deus vivo que não nos desampara e que é o unico que poderia fazer uma coisa tão maravilhosa! Leia a biblia, essa é a nossa unica fonte verdadeira em que podemos confiar. Eu não estou querendo ofender ninguém que segue o evolucionismo, mas é a minha opniao e eu acho que a criação é o que faz mais sentido.

      Excluir
    2. é verdade, cada um tem a sua opnião, e temos que respeitar todas!

      Excluir
  103. O evolucionismo na teoria é perfeito, o problema é quando precisa de provas observáveis, daí mostra-se o que ele realmente é: Uma fraude.

    ResponderExcluir
  104. Ajudou muito minha professora de ciências na primeira semana me deu está pesquisa e super recomendo! Celine

    ResponderExcluir
  105. muiito bom esse site a professora de ciências me passou um trabalho sobre criacionismo e evolucionismo #muuiito bom #recomendo

    ResponderExcluir
  106. Essse site eh perfeito me ajudou muito no trabalho da escola, n tenho reclamação a fazer! !!!!

    ResponderExcluir
  107. Eu adorei o site me ajudou bastante,mas eu acredito na teoria criacionista,a evolucionista eh muito sem sentido,mas não podemos julgar ninguém,né?

    ResponderExcluir
  108. gostei do site, so poderia da explicacoes mais completas..

    ResponderExcluir
  109. dsfsfsdfsdfsdfsdsccdcdcdcjdcjdijsjcjcscjidscsdjicdsicjdisjcidsjcidsjcidsjcdiscjdiscjiscjsicsicjsicjdiscjdsijsijiscjdiscscjdiscjidsjsijdcisjcdiscjdvvvvvfvfvfjivifvjfivjfivifvjfivifvjifvjifvjfivjifjvifjivfjivjfiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvovvjivjifjijividovjodvfidovfiovdoviovidovdiovijidodiovjfiodjvidviodviodjvifvifjvifjvififffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffsic

    ResponderExcluir
  110. É muito interesante a história do EVOLUCIONISMO mais eu acredito no CRIACIONISMO

    ResponderExcluir
  111. Bem primeiramente o site é bom mas... depende da pergunta mas que este site seja bom ele é muito bom :D

    ResponderExcluir
  112. Euu ñ goostei mt ñ dessa porra'!!

    ResponderExcluir