A expansão marítimo-comercial Européia

A expansão marítima européia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV.

Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.



O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América ) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimento geográficos e o contato entre culturas diferentes.

Fatores para a Expansão Marítima
A expansão marítima teve um nítido caráter comercial, daí definir este processo como uma empresa comercial de navegação, ou como grandes empreendimentos marítimos. Para o sucesso desta atividade comercial o fator essencial foi a formação do Estado Nacional.

Formação do Estado Nacional e a centralização política-as Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, pois fazia-se necessário uma complexa estrutura material de navios, armas, homens, recursos financeiros.
A aliança rei-burguesia possibilitou o alcance destes objetivos tornando viável a expansão marítima.

Avanços técnicos na arte náutica-o aprimoramento dos conhecimentos geográficos, graças ao desenvolvimento da cartografia; o desenvolvimento de instrumentos náuticos-bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas.

Interesses econômicos- a necessidade de ampliar a produção de alimentos, em virtude da retomada do crescimento demográfico; a necessidade de metais preciosos para suprir a escassez de moedas; romper o monopólio exercido pelas cidades italianas no Mediterrâneo ­que contribuía para o encarecimento das mercadorias vindas do Oriente; tomada de Constantinopla, pelo turcos otomanos, encarecendo ainda mais os produtos do Oriente.

Sociais-o enfraquecimento da nobreza feudal e o fortalecimento da burguesia mercantil.
Religiosos-a possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica.

Expansão marítima portuguesaPortugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. Além da posição geográfica, de uma situação de paz interna e da presença de uma forte burguesia mercantil; o pioneirismo português é explicado pela sua centralização política que, como vimos, era condição primordial para as Grandes Navegações.

A formação do Estado Nacional português está relacionada à Guerra de Reconquista - luta entre cristãos e muçulmanos na península Ibérica.
A primeira dinastia portuguesa foi a Dinastia de Borgonha ( a partir de 1143 ) caracterizada pelo processo de expansão territorial interna.

Entre os anos de 1383 e 1385 o Reino de Portugal conhece um movimento político denominado Revolução de Avis -movimento que realiza a centralização do poder político: aliança entre a burguesia mercantil lusitana com o mestre da Ordem de Avis, D. João. A Dinastia de Avis é caracterizada pela expansão externa de Portugal: a expansão marítima.

Etapas da expansão
A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.

A seguir, as principais etapas da expansão de Portugal:
1415 -tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África;
1420 -ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico;
1434 -chegada ao Cabo Bojador;
1445 -chegada ao Cabo Verde;
1487 -Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas;
1498 -Vasco da Gama atinge as Índias ( Calicute );
1499 -viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Expansão marítima espanhola
A Espanha será um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista.
No ano de 1492 o último reduto mouro -Granada -foi conquistado pelos cristãos; neste mesmo ano, Cristovão Colombo ofereceu seus serviços aos reis da Espanha.
Colombo acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu três navios e, sem saber chegou a um novo continente: a América.

A seguir a principais etapas da expansão espanhola:
1492 - chegada de Colombo a um novo continente, a América;
1504 -Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente;
1519 a 1522 - Fernão de Magalhães realizou a primeira viagem de circunavegação do globo.

As rivalidades Ibérica
Portugal e Espanha, buscando evitar conflitos sobre os territórios descobertos ou a descobrir, resolveram assinar um acordo -proposto pelo papa Alexandre VI - em 1493: um meridiano passando 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, dividindo as terras entre Portugal e Espanha. Portugal não aceitou o acordo e no ano de 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas.
O tratado de Tordesilhas não foi reconhecido pelas demais nações européias.

Navegações Tardias
Inglaterra, França e Holanda.

O atraso na centralização política justifica o atraso destas nações na expansão marítima:
A Inglaterra e França envolveram-se na Guerra dos Cem Anos(1337-1453) e, após este longo conflito, a inglaterra passa por uma guerra civil - a Guerra das Duas Rosas ( 1455-1485 ); já a França, no final do conflito com a Inglaterra enfrenta um período de lutas no reinado de Luís XI (1461-1483).

Somente após estes conflitos internos é que ingleses, durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603 ); e franceses, durante o reinado de Francisco I iniciaram a expansão marítima.
A Holanda tem seu processo de centralização política atrasado por ser um feudo espanhol. Somente com o enfraquecimento da Espanha e com o processo de sua independência é que os holandeses iniciarão a expansão marítima.

CONSEQÜÊNCIAS
As Grandes navegações contribuíram para uma radical transformação da visão da história da humanidade. Houve uma ampliação do conhecimento humano sobre a geografia da Terra e uma verdadeira Revolução Comercial, a partir da unificação dos mercados europeus, asiáticos, africanos e americanos.

A seguir algumas das principais mudanças:
A decadência das cidades italianas; a mudança do eixo econômico ­do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico; a formação do Sistema Colonial; enorme afluxo de metais para a Europa proveniente da América; o retorno do escravismo em moldes capitalistas; o euro-centrismo, ou a hegemonia européia sobre o mundo; e o processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo.

53 comentários:

  1. muito bom mas falta sublinhar a parte da espansão maritima foi deficio achar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deficio? fugiu da escola fofinho? antes de querer criticar alguém, aprenda a escrever direito...

      Excluir
    2. quem é você pra querer corrigir ele? Ele escreve como quiser, ele não está criticando ninguém, ele só deu a opinião dele. Beijos arrogante

      Excluir
    3. deficio kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. minha sala é a sala da tirada esse aqui é o site da tirada

      Excluir
    5. alguém ai sabe o nome da expansão maritima de portugal e espanha no seculo xv?

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Ele n pode escrever do jeito q ele quiser pois se todos fizermos isso ninguém entendera o próximo

      Excluir
    8. gozei na buceta da dilma

      Excluir
    9. :p so tem ignorantes fantasiados de intelectuais :/

      Excluir
  2. amei bjs tudo de bom ass maiane

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei mt do conteudo.
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. OI É MUITO BOM ESSE CONTEUDO ACHO QUE VOU TOMAR NOTA BOA NA PESQUISAR OBRIGADOO ESTA DE PARABENS

    ResponderExcluir
  5. Vlw quem crou esse site, principalmente esse conteudo que eu precisava, pessoal visitem meu blog http://danielmarceloestudante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Muito bom e foi muito útil para mim...Obrigada e você está de Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!Cheguei de viagem hj e o trabalho é para amanha,fizem pouco tempo ,achei o que eu precisava rapidinho....Este site me ajudou muitooo....Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal,muito bem explicado ajudou d+!!

    ResponderExcluir
  9. Quero saber o que levou franceses, holandeses e ingleses a iniciarem o processo da navegação marítima comercial?

    ResponderExcluir
  10. Duas coisas para comentar; 1) o Portugal, Espanha, Inglaterra e França dessas épocas não eram estados nacionais e sim monarquias absolutistas centralizadas- a Espanha não tinha nem unidade étnica e linguística e políticamente era uma união de vice-reinos fortemente autonomos a ponto de um deles, Aragão, não colaborar financeiramente com as guerras do reino espanhol na Europa no Século 16; 2) o escravismo não renasceu na América. Sempre houve escravos na Europa e os venezianos e outros italianos usavam mão-de-obra escrava em suas plantações e minas em ilhas do Mediterrâneo. Na verdade o escravismo foi é transportado para a América e lá remodelado.

    ResponderExcluir
  11. MTO MTO BOM ESTE SITE CONSEGUI FAZE MEUS TRABALHOS NA BOA SO ACHO QUE PRECISA GRIFAR ALGUMAS PARTES IMPOTANTES MAIS FORA DISSO TD AKI NESSE SITE E BOM RECOMENDO PARA VCS ENTRAR NELE SEU TRABALHO OU DEMAIS COISAS QUE VC QUER SABER VAI SER MTO BOM ENCONTRE AKIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom adorei você está de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  13. (...) muito bom adorei !!!

    ResponderExcluir
  14. me ajudou muito
    muitooooooooooo obrigadaaa
    quem criou esse site!!! :D

    ResponderExcluir
  15. Amei.....
    Para responder tarefa. Este site e maravilhoso...

    ResponderExcluir
  16. adoreiiiiiiiii esse site me ajudou a fazer meu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  17. Sério fofa? Quer biscoito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um favor pra humanidade linda(o), Se mata amor!

      Excluir
    2. Faz um favor pra humanidade linda(o), Se mata amor!/2

      Excluir
  18. Aprendi muito com os comentários

    ResponderExcluir
  19. esse site é muito legal

    ResponderExcluir
  20. Podia fazer um resumo em vez de postar toneladas e mais toneladas de texto -.-".
    E alem disso, Portugal, Inglaterra, França e Espanha nessa épocas não eram estados nacionais e sim monarquias absolutistas.
    Mas Tirando isso e outros erros, gostei um pouco :/

    ResponderExcluir
  21. dificil com o real mente o brasil ta perdido! a corrupicão ta grande

    ResponderExcluir
  22. dificil com o real mente o brasil ta perdido! a corrupicão ta grande

    ResponderExcluir
  23. How to make a stainless steel razor - Titanium Spade
    The urban titanium metallic stainless steel razor is a great way to titanium keychain make a stainless steel razor. There are also many infiniti pro rainbow titanium flat iron other options, and some of the titanium post earrings most common titanium framing hammer

    ResponderExcluir